O mundo moderno exige mudanças em tudo. E, nos negócios, isso não é diferente. Cada vez a forma de se relacionar com os possíveis clientes, consumidores, está em alteração. E o modelo da hora, da "moda" é o networking empresarial. Outro modelo que cresce são eventos de negócios específicos sobre mercados especializados.
Segundo os mais renomados estudos sobre comportamento humano e estratégias empresariais, hoje, os negócios são finalizados da seguinte maneira:
a) Via negociação pessoal - 40%;
b) Via envio de proposta através de e-mail - 25%;
c) Via redes sociais - 35%.
Observem que a via, redes sociais, cresce cada vez mais, ou seja, muitos negócios são finalizados ou fechados através desse método. No entanto, ainda é grande o número percentual da finalização de um negócio pela via pessoal.
Sendo assim, a importância do relacionamento é evidente. É claro que no mecanismo das vias tecnológicas também se tem o relacionamento, mas o contato, a conversa entre os agentes econômicos ainda não saiu de "moda".
Recentemente, em um shopping de Porto Alegre, idealizou-se uma proposta diferente de se vender produtos e serviços. O mecanismo é muito interessante e diferente. O cliente vai até a loja, escolhe o seu produto, mas não o leva de imediato consigo. O produto é enviado posteriormente para o endereço do cliente. E o aspecto legal disso, e diferente dessa relação, é que a loja nada mais é do que um espaço de relacionamento. Além disso, sempre tem um coquetel oferecido pelo ofertante, e o que mais se vende também neste local é a experiência de se fazer negócio.
E mais, a experiência vendida aos clientes sempre tem uma novidade. Um lançamento novo, uma explicação técnica sobre o produto ou serviço. Enfim, o que se pretende mesmo é prestar um bom serviço aos futuros clientes e também a fidelização dos consumidores. Como também, criar uma rede de contatos entre as pessoas, seja via pessoal, seja posteriormente via alguma rede social.
Nesta primeira semana de março, o Facebook anunciou que, para os próximos anos, vai investir em redes de contatos privados! Portanto, aproveite as oportunidades, os encontros e as suas redes de contatos. O networking é um sucesso irreversível.